guacamole com iogurte grego e chips caseiros

February 21, 2013

guacamole com iogurte 1

Eu adoro comer mas vivo de dieta. Acho bom deixar isso bem claro desde o início da nossa relação de blogger e leitor. Nasci em um lar de cozinheiras de mão cheia. Minha avó materna, Darcy, era uma verdadeira chef de cozinha mesmo nunca tendo feito cursos muito menos trabalhado em restaurantes. Não cheguei a conhecer meu avó materno mas meu tio Dalvino me contou que ele também dominava as panelas. Eu e minha mãe herdamos esse dom. E juntamente com esse e outros dons, herdei a famosa tendencia a engordar. Engordo em um piscar de olhos. O que é péssimo para uma comilona de carteirinha como eu.

Bom, a boa noticia é que estou aprendendo a me controlar e a comer de tudo um pouco. Pelo menos é o que tenho tentado fazer. Por sorte, uma das minhas melhores amigas é uma nutricionista.  Ela vive puxando minha orelha e me dando dicas de como aproveitar a vida com equilibrio. E é esse estilo de vida que eu quero passar para vocês através do blog.

guacamole com iogurte 2

Aqui você vai encontrar muitas receitas saudáveis e algumas calóricas como por exemplo, um belo dia a receita de um baita bolo de chocolate de três camadas recheado com ganache, coberto com marshmallow e raspas de chocolate ao leite. Tenho aprendido que nao há nenhum problema você comer uma fatia desse bolo, só não dá para comer o bolo inteiro ou comer uma feijoada no mesmo dia. O segredo é comer com moderação e fazer as escolhas certas. Eu sei que não é fácil, mas juntos vamos chegar lá.

Vamos estrear o blog com uma dessas receitas que ajuda a gente a manter a linha sabe? No Brasil não é comum usar abacate em preparações salgadas. Mas se você nunca experimentou guacamole, por favor o faça, de preferencia usando essa receita. O diferencial desse guacamole do tradicional é a adição do iogurte grego. Além de deixar o sabor mais suave, ele aumenta a quantidade de proteína comparado com um guacamole tradicional. Escolhi fazer chips caseiros como acompanhamento para controlar os ingredientes e as calorias também. Aqui nos Estados Unidos usei as tortilhas da marca Ezequial 4:9 que são feitas de ingredientes naturais e não contém conservantes. Se você estiver no Brasil procure por tortilhas feitas com grãos integrais.

guacamole com iogurte 3

Guacamole com Iogurte

Ingredientes:

2  xícs de abacate maduros picados

1/2 cebola roxa média picada

1/4 xíc de iogurte grego natural

1 tomate picado

Suco de 1/2 limão tahiti

3 colheres de sopa de coentro picado

Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Em uma vasilha media, amasse o abacate com um garfo – cuidado para não virar uma papa-. Em seguida, adicione a cebola e o iogurte e misture bem. Complete com o restante dos ingredientes, adicionando o tomate, o suco do limão, o coentro, sal e pimenta a gosto. De preferência sirva imediatamente mas se não servir imediatemente cubra com papel filme e mantenha refrigerado. Tendo a certeza que o papel filme toque na superficie do guacamole para evitar oxidação.

 

Chips Caseiros

Ingredientes:

3 tortilhas integrais

4 colheres de chá de azeite

Sal misturado com paprika a gosto

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180 C. Pincele as tortilhas com azeite e salpique o sal temperado. Corte as tortilhas em oitavos e coloque as em uma assadeira forrada com papel aluminio. Asse por 12-15 minutos até que estejam crocantes e levemente douradas. Sirva juntamente com o guacamole.

fotos: Paty Magalhaes

Beijinhos, Paty
Comentários: 3
Compartilhar
filed under: RECEITAS, SEGUNDASEMCARNE
  • Fer - February 19, 2013

    Que essa seja a receita do sucesso! Do blog! Da idéia! E da dieta!!!! Vou fazer no findi.. Bjos querida

  • marcello m. - February 20, 2013

    Parabens pelo blog receita otima sucesso!! marcello.

  • Randy - February 21, 2013

    I love this! Looks great Paty! x

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.