Ambassede d’auvergne Brasserie – Roteiros Paris

April 26, 2013

Quando estávamos planejando nossas férias em Paris, eu comprei um guia muito legal de restaurantes de lá chamado “Hungry for Paris – The Ultimate Guide to the city’s 102 Best Restaurants”. O autor, chamado Alexander Lobrano é im especialista no assunto, colunista de gastronomia de revistas e jornais conceituados tanto aqui nos EUA como na Inglaterra. Enfim, minhas férias começaram algumas semanas antes porque a cada capitulo do livro, ele descrevia com tanto gosto os pratos escolhidos nos restaurantes citados, que minha boca enchia de água só de imaginar os diferentes sabores. Tomei nota de alguns restaurantes que eu gostaria de visitar e saimos de casa já com três reservas feitas. Claro que no dia-a-dia da viagem a gente geralmente muda os planos, né? e das três reservas, a única que não cancelamos foi essa : L’Ambassade d’auvergne Brasserie.
fer4

O Restaurante em si foi um dos mais tradicionais que eu tive a oportunidade de conhecer. Fica localizado na região do Marais, perto ao Centre Pompidou, um Museu de Arte Moderna com arquitetura high-tech no 3rd arrondissement. Foi inaugurado em 1968 e desde então nada nunca foi modificado. Dress code não tão casual, estava lotado e muito animado. Com staff simpático e super prestativo, todos falavam inglês e a escolha dos pratos não foi difícil, uma vez que eu já havia lido à respeito no guia e sabia exatamente o que queria experimentar.

 De entrada, pedi a famosa e clássica Salada quente de Lentilhas com Bacon. De sabor forte e textura rica, as lentilhas são temperadas com mostarda de dijon, vinagre e foie gras derretido. Não é nada light e posso até dizer que é um prato um pouco pesado para o jantar, mas estava deliciosa e well, eu estava de férias ,né?
IMG_7970

 De prato principal, pedimos peito de pato grelhado com Aligot. Aqui, preciso falar que foi um ato de bravura da minha parte comer este pato. A carne do pato não é uma carne fácil de se trabalhar. Geralmente, o pato precisa ter a idade certa pois é uma carne já mais fibrosa por natureza. e se for preparado bem passado pode virar algo que se compara à “sola de sapato”, como diz o ditado popular…rs. Aqui, os franceses enxergam como um crime fazer qualquer carne que seja de forma bem passada…com o pato, não é diferente. Meu peito chegou a mesa meramente “selado”, vermelhinho vermelhinho por dentro…e o mesmo, vinha acompanhado do tão famoso e esperado “Aligot”, um purê de batatas muitoooooooo delicioso, acrescido de alho e queijo não curado conhecido como Tomme de Laguiole, com uma textura estica e puxa dos deuses. Confesso que o aligot estava muito mais delicioso do que o pato =/….. mas a combinação dos dois estava perfeita e, vencidas as devidas barreiras dentro de mim, me vi comendo não só “pato”..me vi comendo “pato mal-passado”. O Aligot fez toda a diferença..rs. E o mais legal é que o garçom vem até a sua mesa e estica e puxa o Aligot de dentro da casserole de cobre antes de te servir. Impossivel não sorrir.

 IMG_8080

 Antes da sobresa chegar, eles te servem fatias de Brioche levemente açucarado e com notas de flor de laranjeira. Motivo da delicadeza: Limpar o palato e prepara as papilas gustativas para o sabor doce. Yummy yummy!!! A minha sobremesa foi o Trio de cremes e a do Ro, bolo de nozes com sorvete de caramelo. Meu trio, consistia de três diferentes sabores da mesma variação de creme, apresentados em pequeninos ramequins de porcelana. Baunilha, Menta e Flor de laranjeira. Acompanhava uma bolachinha de patê sablèe e era doce na medida certa. O bolo do Ro, também não muito doce, fez par ideal com o sorvete de caramelo.
IMG_8079
Enfim, saímos de lá quase 11 horas da noite, felizes da vida por mais uma noite parisiense em nossas lembranças e pela certeza de que os sabores que encontramos aqui, somente encontramos aqui…
Fantastique!!!!
Fer Flaiban
IMG_9452
Fotos: Fernanda Flaiban – siga a Fer no Instagram para ver mais de suas lindas fotos, como essa de Paris <3 @flaiban

Beijinhos, Paty
Comentários: 0
Compartilhar
filed under: VIDEOS

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.