Bolo de Banana Simples Sem Gluten

January 19, 2014

20140119-180730.jpg

Depois que eu postei a foto dos quadradinhos no insta ontem muitas pessoas me pediram uma versão gluten free. Como vocês viram na receita, a farinha de rosca é usada no lugar da farinha de trigo. Eu quero testar com farinha de rosca sem gluten mas não tinha em casa ontem. A vontade de comer o bolo era tanta que resolvi fazer com o que tinha em casa. Por isso troquei o nome dessa receita, na realidade ela mais do que uma adaptação, virou uma nova receita completamente.

Esse bolo ficou super molhadinho e delicioso. Eu fiz a farofa doce de amêndoas e aveia sem gluten para acompanhar por que eu adoro algo crocante por cima de um bolo molhadinho. Você pode fazer só o bolo que fica divino de qualquer maneira. Você também pode fazer só a farofa e comer com iogurte, banana amassada ou usar como se fosse granola.

20140119-181018.jpg

hummm, com um cafézinho…

20140119-180927.jpg

Bolo de Banana Simples Sem Gluten

Rendimento – 1 bolo médio

Ingredientes:

1/2 xíc de farinha de coco

1/4 xíc de farinha de arroz integral

1/4 xíc de farinha de amêndoas

1 colher de sopa de fermento em pó

1 colher de chá de goma xantana

3 ovos

3 bananas nanicas bem maduras

2/3 xíc de açúcar de coco

1/3 xíc de açucar mascavo

80 ml de oléo de coco – liquido-

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno à 170C.
Misture as farinhas, fermento e a goma xantana em uma tigela média e reserve. No liquidificador, bata o restante dos ingredientes: ovos, óleo, as bananas e o açúcar.
Em seguida, despeje esta mistura na tigela com a farinha de rosca e misture o suficiente para formar uma mistura homogênea.
Coloque a massa em uma forma com fundo removível untada com óleo de coco e farinha de arroz integral. Leve ao forno por mais ou menos 25 minutos ou até o teste do palito sair limpo. Deixe esfriar na forma e sirva acompanhado da farofa doce de amêndoas e aveia.

Fotos: Paty Magalhaes – @chefpaty

Beijinhos, Paty
Comentários: 0
Compartilhar
filed under: VIDEOS

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.