Bolo de Baunilha Sem Glúten

April 29, 2015

Ano passado passei um dia deliciosa com o querido Jayme Ribeiro do site A Grande Maçã. Na parte da manhã ele me acompanhou e pude mostrar um pouco do tour gastronomico que eu fazia na época em Nova York. Degustamos chocolates e nos divertimos muito!

bolo sem gluten baunilha 1

E depois seguimos pro meu apartamento para fazer uma receita de bolo sem glúten coberto com doce de leite. Aquele doce de leite que ensinei na copa! Não lembra? Só clicar AQUI para chegar na receita do doce.

 bolo de baunilha sem gluten

O bolo é inspirado em um que minha avó fazia sempre, so que em uma versão sem glúten. Fica delicioso e fofinho.

Bolo de Baunilha Sem Glúten

Ingredientes:
1 tablete de manteiga sem sal em temperatura ambiente -113 g-
1 xíc de açúcar orgânica
3 ovos inteiros em temperatura ambiente
1 cds de extrato de baunilha
3 xícs de farinha sem glúten
1 cds de fermento em pó
1 cdc de bicarbonato de sódio
1 cdc de goma xantana
1 pitada de sal
1 xíc de leite em temperatura ambiente
Nozes picadas e Doce de leite para decorar

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180 C. Unte uma forma de bolo redonda de 25cm com manteiga e forre o fundo com papel manteiga. Reserve. Em um bowl misture com um fouet a farinha sem glúten com o bicarbonato, com a goma xantana e com o sal.

No bowl da batedeira, bata o açúcar e a manteiga até ficar um mistura bem fofa e branquinha. Adicione um ovo de cada vez batendo bem depois de cada adição. Acrescente o extrato de baunilha. Intercale a farinha e o leite, sempre adicionando a farinha primeiro e por ultimo. Bata por uns 20 segundos até que a massa esteja completamente uniforme. Despeje na forma e leve para assar até que o teste do palito saia limpo.

Quando o bolo estiver completamente frio decore com o doce de leite e nozes picadas.

Beijinhos, Paty
Comentários: 1
Compartilhar
filed under: VIDEOS
  • Bruno - April 30, 2015

    Ola Paty,
    Acabei de ver seu vídeo com o Jayme, muito show! Eu e minha esposa, Lilian, vamos passar uma temporada em NY de 6 meses e ela é intolerante ao glúten também. Gostaria de saber sobre dicas de lugares(restaurantes, mercados, etc) sem glúten por ai. E me fale deste tour gastronômico tbm. Fiquei bem interessado. Sucesso e já ganhou dois novos seguidores! :)

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.