Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate da Dona Bia

September 6, 2013

Hoje vou contar uma história: Eu cresci numa família descendente de italianos. Minha avó teve seis filhas e um filho. E cada uma delas (e ele também) casaram-se e tiveram entre dois e três filhos… Fazendo a conta, significa que tenho 17 primos e desde a minha tenra idade nosso programa de domingo era ir tomar café da tarde na casa dos meus avós. Claro que nem todo mundo aparecia todos os domingos, mas sempre havia primos o suficiente para brincar, muita risada, a TV ligada no futebol , o pote de balas emcima da geladeira, o aroma do café de coador no ar, os tatus-bola no fundo do quintal, a penteadeira antiga no quartinho de trás e claro, o bolo de cenoura “embatumado”. E esse era o único bolo de cenoura que eu conhecia… Pois o da minha mãe saia sempre exatamente como o da minha avó… Risos… E foi assim até meus 16 anos, quando experimentei o bolo de cenoura da foto acima, feito por uma das mulheres mais queridas que conheço. Desde então, bolo de cenoura “embatumado” somente na lembrança dos meus domingos de infância na casa da avó… (Pensando bem, hoje em dia até sinto saudades dele)
Contada a história, digo então que este será o primeiro de uma coletânea de posts com receitas e histórias dos bolos que fazem parte da minha vida.

Bolo de Cenoura 6

Bolo de Cenoura com Cobertura de Brigadeiro de Chocolate da Dona Bia
(Rendimento: uma assadeira retangular média)
Massa – Ingredientes:
•3 cenouras grandes
•3/4 xícara de óleo vegetal (gosto do de canola e de milho)
•4 ovos inteiros
•2 xícaras de açúcar refinado peneirado
•3 xícaras de farinha de trigo peneirada
•1 colher de sopa rasa de fermento em pó.

Bolo de Cenoura 2

Modo de Preparo:
Pré aqueça o forno à 180C/350F.
Unte a assadeira com manteiga e farinha. (Aqui em casa faço 1/2 receita , o que me rende o bolo da foto e outro um pouco menor)
Descascar as cenouras, cortá-las em pedacinhos e bater no liquidificador com o óleo e os ovos.
Em uma tigela, coloque a farinha e o açúcar. Em seguida, despeje a mistura do liqui, mexendo bem e devagar, com o auxílio de uma espátula de baixo para cima. Por último, encorpore o fermento.
Despeje a massa até cobrir 3/4 da assadeira e asse por 30 minutos ou até a superficie ficar dourada e o palito de bolo sair limpo.

 Bolo de Cenoura 3

Dica:
•Se você perceber que a massa não ficou fluida o suficiente, é porque a cenoura estava mais seca. Neste caso, acrescente um pouco de leite ou suco de laranja.
•Preste atenção no tempo de forno porque cada forno é um forno e o tamanho e formato da assadeira influenciam no tempo de cozimento.

Cobertura – Ingredientes:
•4 colheres de sopa de leite
•2 colheres de sopa de cacau em pó
•1 lata de leite condensado
•2 colheres de sopa de manteiga.

Bolo de Cenoura 4

Modo de Preparo:
Em uma panela pequena, dissolva completamente o chocolate no leite. Em seguida, misture o leite condensado, acrescente a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar e o brigadeiro começar a desgrudar da panela.

Aplique no bolo imediatamente. Decore com granulados de chocolate.

Bolo de Cenoura 5

Bjos,

Fer Flaiban – @flaiban / ferflaiban@chefpaty.com

Fotos : Fernanda Flaiban

 

Beijinhos, Paty
Comentários: 1
Compartilhar
filed under: VIDEOS
  • Ana Sara - September 7, 2013

    Vou fazer amanhã para tomar café com as obreiras! rs Bjuuu

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.