Brócolis Rabe Salteado

October 20, 2014

CHEF-PATY-banner-BARRAS-POSTS-FIXOS_segunda-sem-carne-01

broccoli rabe 3 copy

Esses dias a querida chef Letícia Massula, que está de férias na California, colocou em suas redes sociais uma foto de brócolis rabe. Ela como uma boa goiana que gosta do amargor de jiló, jurubeba e guariroba com certeza irá amar o broccoli rabe, também conhecido como rapini na Italia e grelos em Portugal.

broccoli rabe 1 copy

Vamos dizer que o broccoli rabe é o primo mordaz do brócolis tradicional (ninja).  Ambos da família das crucíferas, o rabe lembra de longe o brocolis na aparência mas o sabor é completamente diferente. Ele é BEM amargo. Pra quem gosta de coisas amargas, é um prato cheio. Se você não gosta do sabor amargo mas quer fazer o brócolis rabe eu sugiro que  faça o processo de branqueamento para amenizar o sabor e depois refogar de acordo com a receita abaixo. Mas lembre é que nem querer tirar o amargo da guariroba, bem díficil.

broccoli rabe 2 copy

*Não podemos confundir o brócolis rabe com o broccolini (brócolis japonês) que têm um sabor até mais suave que o brócolis tradicional.

* Eu sempre uso azeite para essa receita mas se você preferir pode usar óleo de coco.

Brócolis Rabe com Alho e Vinho

serve 2 pessoas

Ingredientes:
1 maço de brócolis rabe -grelos, rapini,  broccoli rabe são outros nomes-
1/3 xíc de azeite
3 dentes de alho picados
1/4 cdc de pimenta calabresa -opcional-
sal e pimenta a gosto
1/2 xíc de vinho branco seco

Modo de Preparo:
Lave bem o maço de brócolis rabe e seque com um pano de prato limpo. Separe as folhas e coloque em uma vasilha. O caule pode ser descartado ou guardado para fazer caldo de legumes depois. Para esse salteado só usaremos as folhas e os gomos do brócolis rabe.
Em uma frigideira com lados altos, sobre fogo médio aqueça o azeite por alguns segundos e adicione o alho picado. Logo em seguida depois que o algo dourar levemente adicione a pimenta calabresa e o brócolis rabe. Tempere com sal e pimenta. Misture com uma colher para que o azeite cobre todas as folhas e deixe fritar por alguns segundos. Adicione 1/4 xíc de vinho branco ou pode ser água se não tiver o vinho e tampe a frigideira. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 5 minutos ou até o brócolis estiver cozido porém ainda com um tom de verde bonito. Sirva quente.

*cdc – colher de chá
*cds – colher de sopa
www.chefpaty.com

Beijinhos, Paty
Comentários: 0
Compartilhar

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.