Castanhas Portuguesas Assadas

December 10, 2013

Nos primeiros anos da minha vida adulta eu morei em Portugal. Dos 18 aos 22 anos vivi em várias cidades do país e me apaixonei pela gastronomia portuguesa. Apaixonei até demais rsrs engordei uns 20 kgs, péssimo!! Mas tirando esse fato horroroso rsrs Portugal tem muito a oferecer. Estou doida para voltar de férias com o meu marido, que também viveu lá na infância. Comer um bom bacalhau em qualquer esquina, tomar um galão comendo pasteis de Belem, andar pelas ruas da terrinha admirando a sua beleza. Paisagens que muitas vezes me acolheram como um abraço de mãe em alguns dos momentos mais difíceis que passei nesses meus 28 anos. Aprendi muito na época que vivi lá, lições que ajudaram a formar a pessoa que sou hoje. Portugal sempre terá um lugar muito especial no meu coração. Quem sabe ano que vém passamos uns dias por lá, #ficaadica pro maridão haha :-).

E foi na cidade do Porto com uma cozinheira muito querida que aprendi a fazer essas castanhas assadas. Na minha casa castanhas no final de ano eram feitas cozidas na panela de pressão. Depois que fui apresentada a essa versão assada no forno com sal e manteiga raramente volto as origens. O corte que damos na castanha permite que a manteiga derretida entre na casca e a castanha fica perfeitamente temperada e amanteigada. Perfeição!

Aqui em Nova York na época do inverno encontramos umas barraquinhas que vendem castanhas assadas, que são chamadas de roasted chestnuts. São boas, tem um leve sabor de fumaça. Mas não se comparam a essas feitas em casa com manteiga, sal e amor…

Castanhas Assadas Portuguesas

Castanhas Portuguesas Assadas

Ingredientes

1 kg de castanhas portuguesas – lavadas-

4 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente

sal marinho a gosto

Modo de preparo:

Pre-aqueça o forno a 200 C. Com uma faca serrada pequena faça um corte profundo na diagonal da castanha, no lado mais gordinho. Coloque as castanhas em uma assadeira, tempere com o sal e a manteiga. As castanhas vão ficar bem cobertas com uma camada boa de manteiga. Coloque no forno e deixe assando por mais ou menos 40 minutos, até que estejam abertas e cozidas. De tempo em tempo vire as castanhas para não queimarem de lado só. Quando estiverem prontas descasque e sirva quente. Cuidado para não se queimar ao descascar.

***Dica: Evite usar castanhas que já estejam rachadas, geralmente essas estão mofadas por dentro.

foto: Paty Magalhaes

Beijinhos, Paty
Comentários: 7
Compartilhar
filed under: VIDEOS
  • Ronald Gomes da Silva - December 21, 2014

    No mês passado conheci as castanhas assadas em Nova York, como você só as conhecia cozidas gostei, estou experimentando fazê-las aqui em casa.

    • chefpaty - December 21, 2014

      faz sim!! ficam deliciosas :-)

  • fabiola - January 8, 2015

    Obrigada pela receita!

  • Marcos - November 25, 2015

    Também vivo em NJ e estive em NY na semana passada e vi umas barraquinhas vendendo os Rosted Chestnuts, fiquei curioso e decidi tentar em casa.
    Obrigado pela receita, vou experimentar hoje.

    • chefpaty - December 8, 2015

      obrigada pelo comentário!! bjos!!

  • Giovani Haifa - December 14, 2016

    Bom dia, ouvi de um amigo Português que dizia que castanhas portuguesas faz-se assadas, devido a propiciar o paladar original da castanha, mas ainda não havia tentado, por conta entrei na internet para saber melhor forma de fazê-las.
    Vi uma observação quanto a manteiga ser sem sal : Não tendo a mesma , haverá problema adicionar com sal?
    Desde já agradecimentos pelas dicas,

    Giovani Haifa – Rio de Janeiro

    • chefpaty - December 16, 2016

      Olá Giovani! Não tem problema se for com sal, só não adicione muito sal na hora de finalizar a receita pelo fato da manteiga já ter sal.
      Espero que gostes!!
      Obrigada pelo comentário

      Bjs,
      Paty

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.