creme brûlée – frança

July 13, 2014

CHEF-PATY-banner-tour-gastronomico-da-copa-01

Ah a França… meu sonho de consumo é viver por lá por um tempo…

bandeira da frança
foto bandeira: wikimedia.com

creme brûlée 1

Sou apaixonada pela cultura francesa, por Paris e principalmente pela gastronomia. Foi tão difícil escolher a receita que incluiria nesse tour, são tantas opções que eu adoro. O creme brûlée venceu pela popularidade. Aqui nos Estados Unidos o creme brûlée é uma das sobremesas mais vendidas nos restaurantes. E todo mundo que eu conheço pede a receita.

creme brûlée 2

Já fiz creme brûlée de diversos sabores e de olhos fechados na época que trabalhava no hotel. A receita que eu vou dividir com vocês é do creme brûlée tradicional. É imprescindível que ao ser queimado o açúcar se transforme em uma camada crocante. Aí é so pegar a colher, dar umas batidinhas de leve para quebrar a casquinha e se deliciar. Coloquei um video no meu IG pra vocês ouvirem o barulhinho hehe

Creme Brûlée

serve 6

Ingredientes:

2 xíc de creme de leite fresco

1/3 xíc de açúcar

1 fava de baunilha

4 gemas

pitada de sal

2/4 xíc de açúcar para caramelizar no final

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno á 170 C. Coloque seis ramekins ou tigelinhas próprias para o forno em uma assadeira com bordas altas. Coloque 1 lt de água para ferver.

Coloque o creme de leite e metade do açúcar em uma panela. Corte a fava de baunilha ao meio e raspe as sementes. Coloque as sementes e a fava dentro da panela. Aqueça sobre fogo médio até que algumas bolhas aparecerem, é importante não deixar que chegue a fervura.

Enquanto isso, em um bowl misture com o fouet as gemas, o restante do açúcar e o sal. Com ajuda de uma concha você vai adicionar o creme de leite aquecido aos poucos, concha por concha a mistura das gemas. Mexendo sempre para evitar que o ovo coagule. quando estiver tudo misturado passe por uma peneira. Divida o creme entre as seis tigelinhas. Coloque a assadeira dentro do forno e com cuidado despeje a água fervendo no fundo da assadeira para criar um banho maria. Asse o creme de 25 – 30 minutos, virando a posição da  assadeira no meio do processo de cozimento. Não deixe cozinhar demais pois perderá o ponto.

Retire a assadeira do forno e as tigelinhas do banho maria. Deixe esfriar e depois coloque na geladeira por no mínimo 5 horas. Antes de servir polvilhe açúcar uma camada de açúcar por cima de cada tigelinha e com o maçarico queime o açúcar até ficar dourado. Sirva imediatamente.

fotos:Paty Magalhaes

Beijinhos, Paty
Comentários: 0
Compartilhar
filed under: RECEITAS, SEM GLÚTEN

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.