doce de leite argentino- argentina

July 10, 2014

CHEF-PATY-banner-tour-gastronomico-da-copa-01

Penso em Argentina e doce de leite Vauquita é a primeira coisa que vem a mente. Na adolescência eu sempre ganhava de presente de amigos que viviam em Buenos Aires na época.

bandeira argentina
foto bandeira: colorearpintar.blogspot.com

doce de leite 2

E desde que ví uma foto no IG da Franciele Oliveira – @flamboesa –  de doce de leite argentino fique morrendo de vontade de testar a receita do Olivier Anquier de doce de leite argentino do site gnt.com.br. E o tour gastronômico da Copa seria a desculpa perfeita.

doce de leite 3

As instruções da receita original não funcionou muito pra mim. Demorou mais de 3 horas e no final tive que aumentar o pouco o fogo por que senão iria demorar mais ainda. O ideal é a cor bem âmbar e a consistência mais grossinha e nada líquida. No final me lembro muito cajeta – doce de leite mexicano –  e não aquele doce de leite cremoso argentino. Mas tudo bem hehehe

doce de leite 1

Outra mudança que fiz foi omitir a fava de baunilha. Não tinha em casa e não teria tempo de ir comprar, mas acho que ficou uma delícia mesmo assim. Espalhei em uns biscoitinhos de arroz salgado, pra que? To viciada – alguém me segura pleassseee hahaha :-)

doce de leite 4

Doce de Leite Argentino

adaptada da receita do Olivier Anquier

Ingredientes:

2 lts de leite integral

500 g de açúcar orgânico

6 g de bicarbonato sódico

Modo de Preparo:

Em uma panela grande com fundo grosso coloque o leite e o açúcar sobre fogo médio. Mexa para o açúcar dissolver no leite. Quando ferver acrescente o bicarbonato, na mesma hora vai espumar por isso a importância da panela ser bem grande, conitnue mexendo. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por umas 3 horas, mexendo regularmente para que não queime no fundo da panela. Depois das 3 horas se ainda não estiver no ponto – como foi o meu caso- aumente um pouco o fogo e cozinha mexendo sempre até o ponto desejado. Conserve em potinhos com tampa.

*cdc= colher de chá

fotos: Paty Magalhaes

Beijinhos, Paty
Comentários: 4
Compartilhar
filed under: VIDEOS
  • Juliana - August 4, 2014

    Olá Paty, tudo bem?
    Me esclareça uma dúvida, por gentileza, o doce deve ser mexido da hora que vai para o fogo, até ficar pronto?
    Vou tentar nessa semana!
    Beijo e obrigada!

    • chefpaty - August 18, 2014

      Oi Juliana,
      Nao precisa, mexe de vez em quando mas cuidado pra nao deixar muito tempo pra nao queimar

      bjos

  • Rafaela - August 6, 2015

    Oi Paty!
    O meu doce de leite não ficou escuro, cozinhou demais ficou grudento. Perdeu a textura aveludada, pois eu queria ele mais escuro então deixei cozinhar mais. Não sei o que fiz de errado quando a cor. Tu saberia me dizer o q posso fazer da próxima vez?
    Obrigada

    • chefpaty - September 16, 2015

      Oi querida, tudo bem? Você queria ele bem escuro tipo pingo de leite? Eu comi em Goiania mas não sei fazer. Mas pra esse doce de leite da receita o segredo mesmo é cozinhar em fogo baixo e ir mexendo pra ele não grudar. Vou ver se consigo a receita do pingo de leite e te passo :-)
      bjinhos

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.