Festas à Vista e um Bolo Inglês

December 2, 2013

CHEF-PATY-banner-NATAL

Dezembro chegou! Meu mês preferido por vários motivos e o longo do mês vou contando pra vocês. Quem me segue no instagram -@chefpaty- sabe que eu amo decoração e deixar a casa aconchegante. Não preciso de desculpas para isso, mas o Natal sem dúvidas é uma ótima desculpa para decorar mais ainda a casa.

bolo ingles

Aonde eu vivo é bem frio nessa época. Procuro deixar a casa em um clima ainda mais confortável. Coloco uma manta bem quentinha no sofá e sempre tenho um bolo gostoso no boleiro e chocolate ou chá quente para gente beber e se aquecer. O inverno tende a ser uma época em que as pessoas ficam menos amáveis e mais rancorosas. Quero chegar em casa e espantar o frio do corpo e da alma . E acredito que a decoração e esse carinho extra fazem toda a diferença. Mesmo quando acaba o ano e chega a hora de guardar  as decorações de Natal, eu tento manter algum tipo de decoração que remete aconchego. Mantas e velas aromáticas ajudam bastante nesse quesito.

bolo ingles

No post de hoje gostaria de dividir uma receita que faço muito para presentear os amigos no fim de ano. É um pound cake ou bolo inglês. Essa receita inglesa tradicional se chama pound cake por que se refere a medida usada dos ingredientes principais – uma libra de ovos, farinha de trigo e manteiga. Essa receita, que pertence a musa Martha Stewart, não segue essas medidas mas é deliciosa mesmo assim. Comecei a prepará-la em especial por causa de uma visita inesperada. Não tive tempo de ir ao mercado para comprar ingredientes e me virei com o que tinha em casa. Entrei correndo no site da Martha e encontrei essa receita de Pound Cake de Baunilha… Foi perfeita, minha amiga adorou e demorou menos de uma hora para preparar.

Bolo Inglês da Martha Stewart

rende 1 bolo inglês

Ingredientes:
1 xíc de manteiga – 2 tabletes americanos
1 xíc de açúcar
4 ovos
2 xíc de farinha de trigo
1/2 cdc de sal
2 cdc de extrato de baunilha

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno á 180 C/ 350 F. Prepare uma forma de bolo ingles untando com manteiga e farinha, reserve.
Na batedeira em velocidade média bata o açúcar e a manteiga até que vire uma massa clara e cremosa. Adicione os ovos, um de cada vez,  batendo bem antes de casa adição. Agora adicione a baunilha e o sal. Aos poucos adicione a farinha, e bata somente até formar a massa. Evite bater mais que o necessário para que a massa não venha criar glúten.
Despeje na forma, cubra com papel aluminio como se fosse uma tenda, para que o papel não toque na massa. Asse por mais ou menos 1 hora. Quando deu 45 minutos eu retirei o papel e deixei dourar. Para ver se esta pronto use um palito para inserir no bolo, se o palito sair limpo o bolo está pronto. Deixe esfriar por 15 minutos na forma e depois retire da forma e deixe esfriar por completo na gradinha.

*cdc- colher de chá
*cds- colher de sopa
www.chefpaty.com

Humm que delícia!! Quem sabe não vire uma lembrança caseira para seus amigos e familiares?

PS: Dezembro vai ser recheado de receitas e ideias boas para o fim de ano aqui no blog. Por isso criei o hashtag #dezembrochefpaty

Se você fizer alguma das nossas receitas ou quer dividir com a gente as sua decoração e ideias use a hashtag e as fotos mais legais vão parar lá na nossa página do Facebook.

Beijinhos, Paty
Comentários: 2
Compartilhar
filed under: VIDEOS
  • Daniani - January 26, 2014

    Oiii…
    Adorei a receita… Minha dúvida é sobre a temperatura do forno… Seria médio? Hehe

    Obrigada!

    Xoxo

    • chefpaty - February 4, 2014

      Oi Dani! Sim, exatamente fogo medio!!
      Bjos!!

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.