Frango Inteiro Assado

February 16, 2014

Ah o inverno. É gostoso no inicio. Vai chegando fevereiro e ninguém aguenta mais. E esse ano o inverno no nordeste americano está sendo horroso. Estamos mais de um mês com temperaturas negativas. Outro dia estava 3 graus e eu saí de casa sem casaco, pulando de alegria como se a primavera já tivesse chegado. #doida

Pra quem está no Brasil e vive reclamando do calor, você me entenderá. Sabe o que você está sentindo em relação ao calor no momento, pois bem, eu sinto pelo frio. Isso olhando nos aspectos do dia a dia – ter que sair de casa com 4 camadas de roupas e ainda sentir frio, sair do banho quente pro quarto frio e otras cositas más…

20140210-090147.jpg

Como cozinheira a situação é ainda mais lamentável. Os legumes e as frutas são escassas em variedade. Estou me entupindo de frutas cítricas, que estão na época, para matar meu desejo de comer melancia gelada e suculenta. O blog e o meu Instagram andam meio vazios por que não tenho encontrado muitas inspirações para comidas diferentes nas últimas semanas. Estavamos vivendo de polenta com carne moída haha. A gente adora mas todo dia a mesma coisa, coitado do meu marido.

Você também passa por isso? Fases em que não se sente inspirada para cozinhar coisas diferentes?

20140210-085935.jpg

Eu não aguento viver assim por muito tempo. A cozinha é meu lugar preferido e é ali que relaxo e minha cabeça funciona melhor. Odeio ficar nessa rotina de comidas básicas só por que tenho que me alimentar. Resolvi mudar a forma de olhar a situação. Parar de focar nos legumes que estarão chegando daqui uns meses na feira e concentrar no que posso fazer com o que tenho agora. Sopas, ensopados, comidas que aquecem o corpo e a alma. Eu sei que não combina muito com o clima da maioria dos meus leitores, por isso quero conseguir produzir receitas meio termo. Ontem fui ao mercado e estou equipada para voltar a rotina normal na cozinha dos Magalhaes.

E a receita de hoje é simples e gostosa. Eu sempre digo, tem dias em que só um frango assado salva. Me lembra infância, minha avó, domingos em familia almoçando frango assado e macarronada. Prato perfeito para um dia frio de um inverno interminável…

Frango Inteiro Assado

serve 4

Ingredientes

1 frango inteiro com pele – eu estou usando um caipira :-)

1 tablete de manteiga em temperatura ambiente

2 colheres de chá de ervas finas

1 colher de chá de alho em pó

1 laranja

2 cenouras

2 cebola cortada

2 talos de salsão

Sal e pimenta a gosto

Azeite para regar

2 colheres de sopa de caldo de frango

*barbante culinário

 

Modo de Preparo:

Pre aqueça o forno a 240°C. Lave o frango inteiro em água gelada e seque ele completamente com papel toalha. É importante secar bem o frango. Coloque a manteiga em temperatura ambiente em uma tigela e misture as ervas finas, o alho em pó e tempere com sal e pimenta a gosto. Tempere a cavidade do frango com sal, pode ser generosa por que esse sal vai ajudar a temperar a carne. Com delicadeza levante a pele do peito do frango e passe metade da mistura da manteiga por baixo da pele. Tempere por cima da pele do frango inteiro com o restante da manteiga. Corte a laranja em quatro e coloque dentro da cavidade do frango. Amarre as pernas do frango com o barbante para fechar a abertura da cavidade. Reserve o frango fora da geladeira já temperado enquanto você prepara assadeira.

Corte a cebola, cenoura e salsão grosseiramente e coloque no fundo de uma assadeira de sua preferência. Regue com um pouco de azeite e coloque o caldo de frango. Coloque o frango temperado por cima dos legumes e regue o frango com um pouco de azeite.

Coloque a assadeira dentro do forno e abaixe a temperatura para 200°C assim que fechar o forno. O frango irá assar de 1 hora a 1 hora e 30 mins, dependendo do tamanho do frango. Quando passar metade do tempo de cozimento regue com um pouco do caldo, e se os legumes estiverem secos coloque um pouco mais de caldo dentro da assadeira.

Quando você espetar a perna do frango e o líquido sair transparente ou quando um termometro inserido no mesmo local leia 73°C ou 165°F o seu frango estará perfeitamente cozido. Ninguém merece frango seco e muito menos mal cozido hehe queremos um frango com a pele crocante e suculento por dentro.

Quando estiver pronto sirva na própria assadeira ou corte o frango em pedaços para facilitar na hora de servir.

20140216-144450.jpg

Hummm delícia! Quando fizer a receita posta foto e usa a hash tag #receitaschefpaty para o eu ver!

Bjos e até a próxima receita,

Paty

Fotos: Paty Magalhaes @chefpaty

PS: essa foto é um bonus hehe essas criancinhas eram tão fofas com as bochechas vermelhas. Não tirei a foto de frente para não expor eles mas não resisti de tirar de costas.

 

20140210-090228.jpg

 

 

Beijinhos, Paty
Comentários: 0
Compartilhar
filed under: VIDEOS

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.