massa de crepe

February 21, 2014

massa de crepe 1

A receita de hj é um xodó na minha vida. Aprendi à alguns anos atràs com uma amiga muito querida e desde então tem sido o sucesso dos jantares aqui em casa.

massa de crepe 2

Para dias frios como os daqui ou dias quentes como os daí, cai muito bem com uma bola gigante de sorvete de creme. Quer dizer, com qualquer sabor de sorvete.
Quero muito ver fotos e saber dos elogios que receberão ao servir esta delicia. Deixe seu comentário aqui no post, poste uma foto na página do blog no facebook ou marque a foto no instagram com a hash tag #receitaschefpaty. :)

Aqui vai um passo a passo em fotos para complementar a receita…

massa de crepe 3

massa de crepe 4

massa de crepe 5

Massa de Crepe

Rendimento: 24 crepes

Ingredientes:
4 ovos
1 colher rasa de margarina à temperatura ambiente
1 pitada de sal
4 colheres de chá de açúcar refinado
500 ml de leite integral
6 colheres de sopa de farinha de trigo

Modo de Preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, untar uma frigideira antiaderente com óleo e, no fogo médio para brando, despejar a massa – nota: somente massa o suficiente para forrar o fundo da frigideira. Esse é o segredo para fazer crepes fininhas como devem ser!!

Depois que as laterais da crepe começarem a se soltar e ficarem com uma cor levemente dourada, é hora de virar. Vire a mesma e deixe alguns segundos do outro lado. Reserve a mesma em um prato. E assim vá fazendo todas as crepes até acabar a receita.

As crepes podem ser congeladas ou conservadas na geladeira por até 3 dias. Por isso, é uma ótima idéia fazer as mesmas com antecedência e finalizá-las somente na hora de servir.

O segredo para que fiquem crocantes como as das ruas de Paris (que chique!!) está relatado em seguida: Antes de devolvê-la a frigideira, unte a mesma com manteiga e polvilhe uma fina camada de açúcar. Espere a mesma derreter e em seguida coloque a crepe. Espere alguns minutos, dobre-a ao meio, retire do fogo e recheie com o que preferir:
Morango com nutella, banana com nutella, (só nutella =]), doce de leite, goiabada com cream cheese, leite condensado com coco ralado, brigadeiro, enfim… O que a sua imaginação mandar.

Dica mara:
Se quiser fazer a mesma salgada, basta suprimir o açúcar da receita. O recheio fica a cargo da sua imaginação: queijo com presunto, só queijo, frango desfiado, cogumelos refogados, espinafre com ricota, abóbora com gorgonzola, carne desfiada, palmito com catupiry, ufa… Deu até fome agora….

fotos e receita: fer flaiban @flaiban 

Beijinhos, Paty
Comentários: 4
Compartilhar
filed under: VIDEOS
  • Juliana - February 21, 2014

    Meu Deus, eu ami crêpes, de sal, doces, de todas as maneiras!! Essa então, de nutella com morangos, OMG, I gotta try!!! Thank you pela receita!! Mil beijos!!!

    • chefpaty - February 22, 2014

      Demais ne! Quando fizer manda fotos!!
      bjos

  • Laine - February 21, 2014

    Oi, parece delicioso,
    mas fiquei com uma dúvida… as 4 colheres de açúcar dos ingredientes, se bate com a massa ou está somente para polvilhar na frigideira na finalização?

    Bjs,
    Obrigada, pela receita!

    • chefpaty - February 22, 2014

      Olá, o açucar é para a massa. Para povilhar é a gosto. :-)
      bjos

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.