Molho de tomate Caseiro da Vó Rute

September 2, 2013

A Vó Rute é uma senhora muito especial que nos visitou em Miami há alguns anos atras. Ela é avó da minha cunhada Dafne. Casada por muitos anos com um senhor italiano de descendência alemã e espanhola, Rute aprendeu a cozinhar pratos de diversas culturas com a sogra. Mas as massas e molhos italianos se tornaram sua especialidade.

Durante sua estadia em Miami pude passar uma tarde na cozinha com a Vó Rute cozinhando e conversando. Cheia de histórias e lembranças, Rute me contou como conheceu o marido e as aventuras de anos cozinhando delícias como panetone, pizzas, massas e molhos caseiros e tradicionais com a sogra e os familiares. Foi uma tarde deliciosamente regada de risadas e comida boa. Fizemos arroz doce á moda caipira e a receita que segue abaixo, de molho de tomate caseiro. Uma receita simples e sem pretensões mas tão deliciosa que eu juro para vocês que ela deixa muitos restaurantes italianos no chinelo.

Molho de Tomate Caseiro da Vó Rute

Ingredientes:

1 kilo de tomates maduros

1/2 cebola grande picada bem fininha

2 dentes de alho bem picados

3 colheres de sopa de azeite de oliva

sal e pimenta á gosto

Folhas de Manjericão cortadas em tiras e mais para servir

Pasta de sua preferência cozida para servir com o molho

 

Modo de Prepado

 

Lave e corte a pontinha do ramo do tomate.

IMG_1808

 

Coloque os tomates preparados em uma panela grande e cubra com água fria. Deixe levantar fervura.

IMG_1811

 

 

Quando o tomate estiver com a pele descascando e mas não muito cozido, retire do fogo e escorra bem para que todo excesso de água saia. Retire a pele do tomate.

IMG_1813

 

Agora em etapas e com muito cuidado por que os tomates estão quentes, bata no liquidificador até que se forme um molho. Depois que bater todos os tomates você pode peneirar o líquido ou não. A Rute prefere deixar do jeito que está. Enquanto isso em uma panela grande refogue o azeite, a cebola e o alho até que estejam transparentes. Despeje o líquido do tomate sobre o refogado e tempere com sal e pimenta á gosto.

IMG_1816

 

IMG_1814

 

Deixe o molho cozinhar até que se reduza praticamente pela metade e engrosse. No final do cozimento adicione as folhas de manjericão. Prove e verifique se está bom de tempero. Sirva imediatamente sobre a pasta cozida al dente e folha de manjericão frescas.

IMG_1831

 

 

Bon appétit

bjos,

Paty

Fotos: Paty Magalhaes

Beijinhos, Paty
Comentários: 2
Compartilhar
filed under: VIDEOS
  • Maiara - September 4, 2013

    hmmmmmmmmm, me deu água na boca.
    Assisti novamente “Comer, Rezar e Amar”, e quando ela está na Itália, ela come uma pasta com molho semelhante, e fiquei morrendo de vontade! hahahaha

    Vou fazer a receita amanhã mesmo!

    • chefpaty - September 5, 2013

      hahaha!! Faz mesmo!! <3

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.