Molho Pesto Vegano e Fettuccine alla Caprese

September 29, 2014

CHEF-PATY-banner-BARRAS-POSTS-FIXOS_segunda-sem-carne-01

Uma das receitas que mais me pedem pra ensinar é de molho pesto. Tradicionalmente esse molho é feito de manjericão, pinhões, alho, suco de limão, azeite e queijo, esmagado e triturado com ajuda de um pilão. Hoje em dia o mais fácil e eficiente é usar um processador. O molho fica pronto em menos de 5 minutos e o sabor é tão bom quanto. Outros aspectos da modernidade é substituir o manjericão por outros verdes como salsinha ou rúcula e os pinhões por nozes ou amêndoas.

molho pesto vegano e fettuccine alla caprese 3

Eu acho pesto tão versátil. Gosto de misturar até no purê de batatas para dar um UP. O molho que ensino hoje para vocês é vegano por que eu não adicionei o queijo parmesão, mas se você quiser com queijo é só bater no final do processo 1/2 xíc de queijo ralado – de boa qualidade -. Eu geralmente faço pesto de olho. Para passar a receita pra vocês eu pesei os ingredientes e usei medidores. Mas aconselho depois você ir testando e ver as quantidades que você preferir. Talvez goste de mais alho ou menos azeite. A receita é só uma base para você encontrar o que te agrada.

molho pesto vegano e fettuccine alla caprese 2

A opção para a segunda sem carne é servir um fettuccine alla caprese. Encontrei essa massa fresca sem glúten no Whole Foods e fiquei morrendo de vontade de provar. Cozinhei a massa, misturei com metade da quantidade do molho da receita de pesto e cobri com tomates maduros fatiados e quadradinhos de mozzarella, você pode substituir por tofu. Tão delicioso e refrescante. Perfeito para a primavera que faz ai no Brasil :-) 

fettuccine alla caprese 1

Molho Pesto Vegano

Ingredientes:
80 g de manjericão -2 xics-
1 dente de alho sem a raíz
45 g de pinhões tostados -1/4 xíc-
1/2 limão raspas e suco
100 g de azeite extra virgem
sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Coloque o manjericão, o alho, os pinhões, as raspas e suco de limão juntamente com metade do azeite dentro da tigela do processador e bata até triturar o manjericão. Com o motor ligado adicione o restante do azeite e tempere com sal e pimenta. Prove e acerte o tempero. Use imediatamente ou guarde na geladeira em recipiente fechado por 3 dias.

* Receita retirada do site www.chefpaty.com *

Beijinhos, Paty
Comentários: 0
Compartilhar

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.