Mousse de Chocolate com Abacate

April 2, 2013

Eu sei, parece muito estranha essa mistura de chocolate com abacate. Para quem está fugindo de doces calóricos essa receita é a perfeita alternativa. Eu achei que a textura parece mais um pudim cremoso do que propriamente um mousse. Na minha opinião essa sobremesa é para um dia da semana que você não quer enfiar o pé na jaca, mas está louca por um doce ultra-achocolatado. Encontrei esse tesouro no livro da Sheryl Crow “If It Makes You Healthy”, o título do livro já diz tudo, só receitas saudáveis. Eu estou amando a leitura e as receitas!

Esse mousse não leva os ingredientes tradicionais que um mousse levaria como ovos, açúcar, e creme de leite fresco. Ele é adoçado com agave e engrossado com o abacate. Na receita original ela recomenda usar um cacau em pó organico da marca Green & Black’s Organic Chocolate – que é uma marca que eu uso e adoro – mas se você não encontrar no Brasil use um cacau em pó puro – sem adição de açúcar- da melhor qualidade possível. Tenho certeza que você encontrará cacau em pó orgânico em lojas de produtos naturais. Lembre-se que a qualidade do chocolate que você usar vai determinar a qualidade do produto final. 😉 Ah, eu gosto de várias texturas nas minhas sobremesas então adicionei mini chips de chocolate a receita para o  mousse ficar crocante , se não quiser pode excluir.

Mousse de Chocolate com Abacate

adaptado do “If It Makes You Healthy” da Sheryl Crow e Chuck White

 

Ingredientes:

2 abacates maduros de tamanho médio

1/2 copo (60g) de cacau em pó orgânico, sem açúcar

1/2 copo (118ml) de xarope de agave , e um pouco mais de quiser mais docinho – ou mel

1 1/2 colher de chá de extrato puro de baunilha

1/2 copo de mini chocolate chips – opcional

Modo de Preparo:

Retire a casca e o caroço do abacate e corte em cubos médios. Coloque os cubos dentro do processador com a lâmina. Adicione o cacau em pó, o xarope de agave, o extrato de baunilha e bata no processador por 2 minutos. Raspe com uma espátula de silicone, e prove o mousse para ver se precisa de mais agave ou não, de acordo com o seu paladar. Eu tive que adicionar mais uma colher de sopa. Bata por mais um minuto até que o mousse esteja homogêneo. Transfira a mistura para uma tigela de tamanho médio e com a espátula de silicone misture delicadamente os mini chips de chocolate. Coloque o mousse no recipiente que você pretende servir, cubra com plástico aderente e deixe na geladeira por umas 3 horas. Sirva gelado.

Update: Uma amiga minha nutricionista me perguntou se poderia diminuir a quantidade de agave para quem não tem um paladar muito doce, e a resposta é, claro que sim!! Você adoça para menos ou mais de acordo com o seu paladar… E claro, quanto menos agave, menos calorias.

Bon appétit

Foto – Iphone da Paty :-P… a qualidade da foto hoje não tá muito legal… mas vale a pena fazer o mousse rsrs

IMG_1827

Beijinhos, Paty
Comentários: 0
Compartilhar
filed under: VIDEOS

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.