Peru Assado Tradicional

November 27, 2013

O prato principal, o peru assado! Todos ficam aguardando para comer um pedaço… Ai você corta uma fatia e o peito está perfeito, mas a coxa não está cozida completamente. Para salvar você coloca ele de volta no forno e agora a coxa está cozida mas o peito super seco. Já aconteceu com você? A maioria das pessoas têm medo de assar peru em casa por que nunca fica gostoso, temperado e cozido perfeitamente. Fear no more, com essa minha receita de peru assado o seu peru fará o maior sucesso. Meus amigos sempre saem daqui de casa elogiando o meu turkey e da ultima vez tiveram reclamações por que não sobrou para todo mundo!

Primeiro quero tirar uma dúvida que uma amiga me perguntou esses dias. É preciso temperar o peru com antecedência? Há um tempo atrás eu temperava, deixa de molho em um brine – salmoura- e tudo mais. Até que um dia tive que fazer um peru assado de última hora e temperei antes de colocar no forno. Não deu diferença nenhuma, ficou maravilhoso e bem temperado. Desde então tempero antes de fazer mesmo, sem estresse. Por isso a resposta na minha opinião é – não precisa temperar com antecedência. E para temperar o peru vamos fazer uma manteiga composta e temperar com bastante sal na cavidade e depois rechear com maçã e aromáticos.

Vamos a receita passo a passo…

Peru Assado Tradicional

Ingredientes:

1 peru fresco de 5-6 kgs

2 tabletes de manteiga

2 colheres de sopa de ervas secas – sugiro alecrim, tomilho, manjericão e salsinha

3 dentes de alho em pasta

3 talos de salsão cortada em pedaços médios

1 cebola cortada em quatro

2 maçãs cortada em quarto

2 xic de caldo de galinha ou legumes

2 colheres de azeite

Modo de Preparo

Primeiro de tudo, lave com água gelada o peru por dentro e por fora. Seque bem com papel toalha e deixe o peru em temperatura ambiente por uma hora e meia. Pre aqueça o forno a 220 C – 425 F-. ** É muito importante que o peru esteja bem seco antes de ser temperado e colocado no forno. Isso vai garantir o crispy skin, aquela pele crocante e dourada.

Enquanto isso faça a manteiga composta. Em um bowl coloque a manteiga em temperatura ambiente e misture as ervas, sal, pimenta moída e o alho em pasta. Quando passar a hora e meia você vai temperar o peru. Primeiro tempere a cavidade com sal e pimenta.  Com muito cuidado levante a pele do peito do peru e espalhe 1/4 da manteiga composta debaixo da pele, tenha muito cuidado para não romper. Use o restante da manteiga e espalhe no peru inteiro, nas coxas por cima pele toda. Agora coloque o peru na gradinha da assadeira com o peito virado para cima,  as assas bem acomodadas abaixo do peru. Vamos rechear o peru com o salsão, cebola e a maçã e depois amarre as coxas com barbante de cozinha. Agora tempere o peru inteiro por fora com sal e pimenta.

Coloque o caldo dentro da assadeira e coloque a assadeira dentro do forno. Asse por uma hora com a temperatura de 220. Depois de uma hora, gire a forma, regue o peru com um pouco do caldo com muito cuidado para não se queimar. Agora vc vai abaixar a temperatura do forno para 190C – 375 F e deixar o peru assar por mais duas horas mais ou menos, quando um termómetro inserido na parte mais grossa da ante-coxa esteja a 68 C – 155 F. Quando chegar a essa temperatura retire do forno e coloque o peru em um prato grande. Reserve o liquido que está na forma para fazer o gravy. Pincele a pele do peru com o azeite e tempere com um pouco mais de sal. Cubra com papel aluminio e deixe descansar por pelo menos 15 minutos. Ele vai continuar cozinhando e esse processo ajuda a carne ficar bem suculenta.

Agora é só servir e se deliciar!!!!

Se você fizer essa receita deixe um comentario ou poste a foto no Instagram e use a hashtag #thanksgivingchefpaty ou #fimdeanochefpaty

Beijos e até a próxima receita,

Paty

PS: Amanhã posto mais fotos para completar o post! Essa foto sou eu no Thanksgiving ano passado – magraaaa hahaha 2013 engordei demais #chorando!!

Beijinhos, Paty
Comentários: 0
Compartilhar
filed under: VIDEOS

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.