Quinoto de Beringela e Tomate

September 18, 2013

Segunda-feira foi o meu primeiro dia trabalhando de casa. Estou vendo que existem muitos lados bons de se trabalhar de casa e o que mais me agrada é poder fazer o meu almoço fresquinho todos os dias. Bom, isso e poder trabalhar de pjamas de vez em quando :-)

Esse foi o meu almoço de hoje, como muitos viram no instagram – me segue lá @chefpaty-. usei o que tinha em casa mesmo. Por mais que agora que não trabalho fora eu vou ter mais tempo disponível, não quero criar o hábito de ir ao mercado toda hora. Gosto de fazer uso do que tenho na geladeira e ser criativa. Tenho a impressão que várias receitas de almoço improvisado vão aparecer por aqui. Não todos os dias, mas pelo menos uma vez na semana. Essas “gororobas”que eu preparo do nada são bem informais, sendo assim as receitas também são informais e sem muitas medidas. Vou tentar aproximar ao máximo da quantidade que eu usei. Mas seja flexível, não tem rúcula usa espinafre, não tem queijo de cabra usa parmesão…

Risotto de Quinoa com Beringela e Tomate

Ingredientes:

3/4 de xíc de quinoa crua

3 colheres de chá de óleo de coco

1 cebola picadinha

1 beringela médias cortada em cubos – deixe de molho em água fria por 10 minutos e escorra a água na hora de usar-

1/2 limão – suco-

1 colher de chá de páprika

1 colher de chá de gengibre em pó

5 tomates pequenos ou 2 grandes cortados em quatro

2 maços de rúcula

8 amêndoas tostadas e picadas

Queijo de cabre a gosto

Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela pequena coloque o quinoa e 1 1/2 xíc de agua fria, sobre fogo alto deixe levantar fervura. Quando levantar fervura abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até os grãos do quinoa abrirem. Desligue o fogo e reserve na panela tampada.

Enquanto isso em uma frigideira com lados altos sobre fogo médio alto coloque o óleo de coco, quando estiver aquecido coloque a cebola e refogue até dourar levemente. Adicione a beringela, tempere com sal e pimenta e refogue por uns 3 minutos mexendo sempre. Quando a beringela sugar todo o óleo coloque 1/2 xic de agua e o suco de meio limão, mexa levemente e depois cubra a frigideira e deixe cozinhar até que a beringela esteja amolecida. Acrescente a paprika e o gengibre, misture levemente para não desmanchar a beringela. Agora você vai adicionar a rúcula e o tomate. Quando a rúcula começar a murchar adicione a quinoa cozida, misture levemente. Prove para acertar o tempero. Sirva com as amêndoas e o queijo de cabra por cima.

Risotto Beringela com tomate 2

Bon appétit

Bjos,

Paty

Fotos: Iphone Paty Magalhars

Beijinhos, Paty
Comentários: 1
Compartilhar
filed under: VIDEOS

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.