Salada Morna de Quinoa Festiva

December 4, 2013

Essa salada morna de quinoa é perfeita para acompanhar o peru assado de fim de ano! O damasco dá um ar festivo enquanto a rúcula e a maçã trazem frescor e uma mordida crocante a essa salada viciante. Criei essa salada para o Blog das Irmãs Reis e agora estou dividindo com vocês…

Salada Morna de Quinoa Festiva

Serve 6
Ingredientes:
2 xic de caldo de legumes ou água
1 1/4 de quinoa
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola roxa grande picadinha
1/2 xic de damasco picado
2 punhados cheios de rúcula
3 maçãs picada em quadradinhos
1/4 xic de azeite extra virgen
Raspas de 1 limão
2 colheres de chá de suco de limão
Sal e pimenta a gosto
Em uma panela média sobre fogo médio-alto coloque o caldo e a quinoa e deixe ferver. Quando levantar fervura abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até que a quinoa absorve todo o liquido – uns 15 minutos.
Enquanto isso em uma frigideira grande sobre fogo baixo aqueça a primeira quantidade de azeite e adicione a cebola roxa e tempere com o sal. A intenção não é dourar a cebola, deixe cozinhar até que ela fique translúcida. Quando chegar a esse ponto adicione o damasco e 1 punhado da rúcula. Deixe a rúcula murchar levemente e desligue o fogo. Agora faça o molho da salada, em uma vasilha coloque o azeite, as raspas e suco de limão e bata com um fouet ou garfo até uma consistencia homogénea. Tempere com sal e pimenta.

Para montar a salada coloque o molho em uma vasilha grande. Por cima coloque a quinoa e o cozido de rúcula e damasco, misture bem. Adicione a maçã picada e o restante da rúcula e misture levemente. Prove e acerte o tempero se necessário. Sirva imediatamente.

Bjos,

Paty

Foto: Paty Magalhaes

Beijinhos, Paty
Comentários: 0
Compartilhar
filed under: VIDEOS

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.