shepherd’s pie – inglaterra

June 23, 2014

CHEF-PATY-banner-tour-gastronomico-da-copa-01

A receita de hoje vem da Inglaterra. Na realidade eu não esperava ter que postar sobre a Inglaterra tão cedo no campeonato. Essa Copa está realmente surpreendendo.

bandeira inglaterra

foto bandeira:historiadigital.org

Shepherd’s pie é um bolo de batata com carne muito tradicional inglês. Aqui eu divido com vocês a minha versão da receita inglesa, um pouco mais simples que a original. No inverno eu faço essa receita em uma tigela grande e sirvo family style. Eu acabei montando em tigelinhas individuais e achei que ficou super bonitinho para servir em um jantar com os amigos. Mas a receita dá perfeitamente em uma tigela tamanho médio. Eu gosto de bastante purê por cima, se achar muito pra colocar só em cima, pode dividir em duas camadas de purê e a carne no meio.

shepherd's pie 2

Aqui está um pequeno passo a passo de como montar e de como fica por dentro. As vezes faço uma versão mais gordinha e coloco queijo entre a carne o purê, que demais. E a melhor parte é que essa receita congela super bem…

shepherd's pie 1

Shepherd’s Pie

serve 4 – 6

Ingredientes:

2 cds de azeite

1 kg de carne moída

1/3 xíc de ketchup

1 cebola grande picada

2 dentes de alho picados

4 cenouras picadas

2 talos de salsão picados

2 cdc de molho inglês

1 kg de batata – boa pra purê-

1 cds de manteiga

um pouco de leite pra amolecer se necessário

sal e pimenta á gosto

queijo parmesão e azeite á gosto para cobrir

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno à 200C.

Coloque as batatas lavadas em uma panela, cubra com água e tempere com sal. Sobre fogo médio cozinhe as batatas. Quando as batatas estiverem cozidas escorra a água, deixe as batatas esfriarem um pouco e descasque.

Enquanto as batatas cozinham faça o molho. Em uma frigideira grande sobre fogo médio/alto coloque o azeite e frite a carne moída. Tempere com sal e pimenta. Quando estiver dourada acrescente os legumes e refogue por uns 5 minutos. Adicione o ketchup e o molho inglês e deixe cozinhando por alguns minutos -8 minutos – para o molho apurar. Se o molho estiver muito seco acrescente umas duas colheres de sopa de água.

Enquanto o molho apura faça o purê. Amasse as batatas, junte a manteiga e o leite. Tempere com sal e pimenta. Quando o molho estiver pronto coloque no fundo da tigela e cubra a carne com o purê. Por cima do purê salpique o queijo parmesão ralado e regue com um frio de azeite. Coloque no forno para assar por uns 25 mins ou até dourar. Sirva quente.

*** cdc= colher de chá / cds= colher de sopa

fotos:Paty Magalhaes

Beijinhos, Paty
Comentários: 0
Compartilhar
filed under: VIDEOS

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.