Uma Intolerância, A Última Farinha do Pacote e Bolinhos de Chuva

June 9, 2013

A minha avó materna Darcy era um doce de pessoa. Eu sei, a maioria das pessoas dizem isso de suas vózinhas e a maioria tem razão. Mas a minha era a minha e realmente era um docinho de coco. Minha mãe diz que quando mais jovem ela era agitada e meio esquentadinha – como eu e minha mãe somos por sinal rsrs-. Eu não me lembro dela assim. Me lembro dela muito calma, carinhosa e até um pouco sentimental demais. Ela estava sempre na cozinha, entre as panelas preparando algo gostoso para a gente beliscar. A maioria das minhas lembranças da minha avó são dela cozinhando ou dando atenção para o meu irmão caçula e eu. Ela faz falta. Esse ano fez 10 anos que ela faleceu e deixou a gente com muitas saudades.

Herdei dela o amor pela cozinha e pretendo passar isso para o meu sobrinho e os meus filhos que virão logo logo :-). Quando o meu sobrinho, Noah, nasceu foi uma das vezes que mais senti falta da vovó. Sei que ela estaria babando e paparicando muito esse bis netinho querido. Quando ele for maior vou contar todas as historias dela para ele, mostrar fotos e fazer todas as gostosuras que ela fazia para ele provar e se apaixonar pelas receitas da vó Darcy como eu e o meu irmão somos até hoje.

Há pouco mais de um mês fui diagnosticada com uma intolerância a glúten. Não tenho doença celíaca, porém é uma intolerância severa. Quando eu como glúten meu rosto enche de bolinhas vermelhas como se fossem espinhas, minha barriga incha como se estivesse grávida de 8 meses e tenho vários outros sintomas desagradáveis. Hoje vivo 95% sem glúten. 95% por que 5% vem de quando estou viajando, em algum restaurante ou com muita vontade de comer algo com glúten e eu não resisto, como e passo mal depois. Sim, é ridículo comer sabendo que irá passar mal e um dia quem sabe eu consiga dizer não 100% das vezes. Mas no momento ainda não consigo e estou sendo sincera com vocês meus queridos leitores e leitoras. **Ainda irei fazer um post explicando essa situação toda que estou vivendo detalhadamente.

Porém a partir de hoje a minha cozinha será 100% glúten free. Digo hoje por que até então me sobrara mais ou menos 1 kg e meio de farinha de trigo esquecida na despensa. Eu não ia jogar fora, obvio. Então pensei que seria uma boa oportunidade de fazer duas receitas que eu amo muito. A primeira foi um pound cake tradicional. Receita simples, saborosa e que já me quebrou muitos galhos na hora de fazer algo rápido para visitas inesperadas – outro dia posto a receita-. E a outra teria que ser uma receita que minha avó e minha mãe faziam para nós quando éramos crianças. A escolhida foi uma das minhas prediletas e que pelo menos uma vez por semana aparecia na cozinha lá de casa… bolinhos de chuva. Te lembra infância também ne?

Então fiz bolinho de chuva de banana, por que elas sempre faziam desse jeito, mas você pode fazer sem. Acho que elas usavam as bananas que ficavam maduras demais  para não jogar-las fora haha vou perguntar isso para minha mãe depois… :-)

picstitch

Bolinhos de Chuva

rendeu mais ou menos 15 bolinhos

Ingredientes:

Óleo de sabor neutro para fritar

1 xícara de farinha de trigo

1 colher de sobremesa de fermento em pó

Açúcar ou agave a gosto

1/2 xícara de leite

** 1 Banana amassada opcional

Açúcar e canela para polvilhar (eu usei açúcar de coco e canela)

Modo de Preparo

Coloque o óleo em uma panela funda e deixe esquentar. Enquanto isso coloque todos os ingredientes em uma vasilha grande e misture bem. Quando o óleo estiver quente* coloque colheradas pequenas (meia colher de sobremesa) da massa para fritar. Coloque os bolinhos prontos em um prato coberto com papel toalha para secar e depois passe por açúcar e canela.

*Para saber se o óleo está quente coloque um pouco da massa e quando subir rapidamente está bom.

Coma e seja feliz, pelo menos enquanto está comendo. Depois você sai correndo para academia haha. Eu não resisti, comi dois e não me arrependo. Foi uma boa maneira de me despedir da farinha e de lembrar da vovó. <3

Bon appétit

Paty

Fotos: Paty Magalhaes

Beijinhos, Paty
Comentários: 0
Compartilhar
filed under: VIDEOS

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.