Yakissoba

March 28, 2014

O Yakissoba é um preparo japonês comumente encontrado nas ruas do Japão que significa “macarrão frito com molho”. Essa é a base e dai em diante, a imaginação é quem decide os ingredientes. A receita de hoje foi a primeira que eu aprendi a fazer quando me vi completamente apaixonada pela cozinha asiática. Eu tinha 17 anos e amava miojo!! E naquela época esse era o macarrão que eu usava…rs. De lá pra cá, aprimorei o preparo. (mas dá pra usar miojo numa boa…rs)

Yakissoba 2
Apesar de parecer trabalhoso, é simples. Só é preciso organizar e preparar com antecedência. O “mise en place” (termo técnico para pré preparo) é tudo nesta receita. Quando morava no Brasil, minha irmã amavaaaaaa dia de yakissoba. E de Bifum também! Aqui nos Estados Unidos a descoberta de um mercadinho que vende produtos japoneses me fez reanimar esta receita e pelo menos uma vez ao mês é dia de yakissoba aqui em casa. Eu sempre coloco fotos desses achados e dos pratos que faço no instagram, me segue lá, @flaiban :-)…

Voltando ao yakissoba, além de muito saboroso é um preparo completo que pode ser servido como acompanhamento ou prato principal. E são inúmeras as variações possíveis: carne, camarão, frango ou um mix dos três. Nesta receita coloco os três mas se quiser substituir, é só aumentar a quantidade das carnes desejadas. E se quiser suprimir ou acrescentar vegetais e legumes não se sinta acanhada! Rs

Shokuyoku pra vcs! (bom apetite)

Yakissoba

Serve 3- 4 pessoas

Ingredientes:

Para preparar a carne:
2 colheres de sopa de óleo de canola,
1 colheres de sopa de óleo de gergelim,
2 dentes de alho bem picadinhos,
1 colher de chá de gengibre fatiado fino,
200g de camarões médios, limpos e fatiados ao meio,
250g de filé de peito de frango Fatiado fino,
250g de filé mignon fatiado fino,
2 colheres de sopa de shoyu,
Sal à gosto (se precisar).

Para o Molho – misture todos estes ingredientes em uma cumbuca e reserve:
1/2 xícara de Shoyu (molho de soja),
1/4 xícara de água filtrada,
1 colher de sopa rasa de açúcar,
1 colher de chá de óleo de gergelim,
1 colher de sopa rasa de amido de milho,

Yakissoba 3

Para os legumes:
1 colher de sopa de oleo de canola,
1 cebola média fatiada fina em meia lua,
1/2 pimentão vermelho fatiado fino,
1 cenoura grande cortada em julienne,
1/4 de acelga fatiada,
1/4 de repolho verde fatiado,
3/4 xícara de broto de feijão,
1 xícara de cogumelos fatiados – use o de sua preferência: paris, shimeji, shitake, portobelo…eu usei Bunashimeji e Enoki,
1 xícara de brócolis picado bem pequeno e cozido ao dente (pode acrescentar couve-flor também),
Sal e pimenta do reino à gosto – não se esqueça do shoyu presente no molho então tempere com moderação.

Para o macarrão:
450g de macarrão para yakissoba já cozido conforme instruções da embalagem – se quiser usar o miojo tipo ramen, é só cozinhar o mesmo por no máx 2 minutos, ou seja, menos do que a embalagem solicita.
3 colheres de óleo de canola.

Yakissoba 6

Modo de Preparo:
Em uma frigideira grande, no fogo alto, coloque o óleo de canola, o de gergelim, o alho e o gengibre. Mexa por alguns segundos. Em seguida, acrescente o frango e a carne. Refogue por 5 minutos então acrescente os camarões. Em seguida, após os camarões ficarem “vermelhinhos” – indicando que estão cozidos, acrescente o molho, deixe cozinhar em fogo médio, sempre mexendo até o sabor do amido desaparecer e engrossar. Desligue o fogo e reserve.

Yakissoba 4

Em outra frigideira em fogo alto, coloque o óleo de canola, as cebolas, o pimentão e as cenouras. Refogue rapidamente até as cebolas começarem a vitrificar. Em seguida, acrescente os cogumelos, refogue mais um minutinho. Acrescente então o restante dos ingredientes, refogue por 5 minutos, coloque uma pitada de sal e pimenta do reino e reserve.
Em uma terceira frigideira e essa precisa ser antiaderente (ufa! você deve estar pensando “A receita pede que vc use todas as frigideiras da casa ” , mas eu garanto que vale muito à pena!!) finalmente, coloque 1 colher de óleo de canola, em fogo alto, e “frite” 1/3 do macarrão. É importante ressaltar que o macarrão deve ser frito aos poucos para que haja espaço o suficiente na frigideira para deixá-lo bem tostadinho. Repita este processo outras duas vezes com o restante do macarrão.

Yakissoba 5
Ao final, coloque os legumes no molho com as carnes, misture com cuidado e em seguida incorpore este molho no macarrão.
Sirva ainda quente e imediatamente.
Dica: na metade do processo para preparar os legumes, eu já vou fazendo também o macarrão. Assim acabo os dois processos simultaneamente e ainda quentes incorporo ao molho com as carnes.

Bjos e até a próxima receita,

Fer Flaiban

Fotos: Fer Flaiban – @flaiban

Beijinhos, Paty
Comentários: 0
Compartilhar
filed under: VIDEOS

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.